Welcome to Daedalus' Labyrinth

This blog has been created with the intention of posting online some ideas, points of view, histories, stories, tales and anything else that its creators want to write about.

The posts will be signed as from "Daedalus" or from "Uranus", therefore, differenciation will be easily noticed.

Friday, May 24, 2013

Pensamento Existencialista

Compreendamos a existência como um ponto de vista fixo e de iluminação onírica. São aqueles 200 graus de visão que veis desde a hora em que acordais àquela que vos deitais.

É difícil para o meu existencialismo compreender certas mentes/prisões. O existir de um deficiente, o existir de uma pessoa mais pobre, o existir de uma pessoa mais rica, pois me carecem as suas condições e circunstâncias.

Porém, sinto-me consolado pela (efêmera) existência de pessoas como Kiekergaard, Rousseau, Mark Twain Schopenhauer, Descartes, Platão, Voltaire, etc. Pessoas que, assim como eu, questionaram a própria essência do que é existir. Do que é este cenário colorido ao qual somos diariamente expostos.

Quem somos?
De onde viemos?
Para onde vamos?
Quelle est-elle notre raison d'être?
Existe algum propósito verdadeiro na vida?

Será o nosso mundo inteiramente feito de ficção; o que resta então à pessoa amoral e cética que já não crê em nada, que nunca sequer acreditou em nada desde cedo na vida?

Qual a essência de cada objeto, de cada conceito, de cada pessoa. Qual a diferença entre "ser" e "estar" se sairmos de uma escala secular para uma escala, no mínimo, milenar?

Apesar de aparentar ser feito das mesmas substâncias, do mesmo básico de carbono, oxigênio, enxofre, hidrogênio, nitrogênio e fósforo; sinto-me tão diferente. É sinceramente como se a minha consciência fosse feita de alguma matéria mais antiga.

Ou talvez eu esteja enganado e façamos todos parte de um mesmo todo.

Mas e os psicopatas? Os assassinos? Os depravados? De que todo fazem parte?

E se um Deus pudesse criar-nos todos felizes, sãos e bondosos; por que criaria todos infelizes e alguns tão crueis?

Suponhamos que o universo realmente tenha vindo do nada e que a morte nos iguale ao nada. Não seríamos então, cada um de nós, exatamente igual ao universo? Qual é diferença entre nada e nada? Não pode ter diferença entre inexistências por questões profundamente lógicas (ao menos ao meu ver).

Então, através da morte, outro universo poderia surgir de nós, talvez o mesmo, talvez outro. O surgimento de tudo do nada é algo tão caótico que desafia qualquer linha de pensamento ordenada e lógica.

Pois não tem uma regra, se tudo veio do nada, não tem como encontrar um porque pra isso.
E se foi fruto de uma conservação de energia absurda, de onde veio essa energia? E antes? E antes do antes? E depois? E depois do depois? E depois que o tempo sepulte até os nossos túmulos?

Se não sou digno de saber tudo o que Deus sabe, por que tenho essa ânsia? Devo eu tirar alguma lição disso? Alguma moral? Como pode um Deus carente de qualquer moral exigir-ma uma?

Não existe forma de apagar esses questionamentos da minha mente. Ignorá-los é fútil e nada desaparece por ser ignorado, exceto segundo os mais vulgares ditados. Tudo ainda está lá.

Isso tudo é muito engraçado, interessante e assustador ao mesmo tempo. Cogito ergo sumus.

E sobretudo, para quê serve a filosofia àqueles que não têm sequer tempo de pensar? É realmente possível viver sem indagar-se ao menos um "por quê?"

No comments:

Post a Comment