Welcome to Daedalus' Labyrinth

This blog has been created with the intention of posting online some ideas, points of view, histories, stories, tales and anything else that its creators want to write about.

The posts will be signed as from "Daedalus" or from "Uranus", therefore, differenciation will be easily noticed.

Friday, May 24, 2013

Sobre os Sonhos

Em via das minhas circunstâncias atuais, os meus sonhos são os momentos mais emocionantes do meu cotidiano.




Vejo os sonhos de duas formas diferentes:

- São um mecanismo da evolução. Usam nossas memórias e consciente para botar-nos de frente aos nossos piores medos, às nossas situações mais temidas; a fim de que aprendamos a reagir a elas.
É como um ensaio, algo que contrariaria pessoas que dizem que a vida é uma peça sem ensaios. Não é, os sonhos estão aí pra isso.
Os sonhos também servem de alívio de consciências oprimidas, das mais inesperadas criatividades e eventualidades.
Em suma, sonhos são fontes de um autoconhecimento perturbante. Uma situação num universo particular que tem reações no universo coletivo.

Devo ressaltar que o universo onírico particular de cada pessoa NÃO é paralelo ao universo coletivo da vigília (por motivos de natureza óbvia).

- Outra forma de ver os sonhos ocorre através dos chamados Sonhos Lúcidos.
O Sonho Lúcido ocorre quando estais conscientes dentro do vosso sonho que estais sonhando. Estar acordado dentro de si sob o efeito do próprio sono é o chamado sonho lúcido.
Quais os limites desse universo onírico particular? Simples, os limites curtos são os limites da nossa vontade, os limites amplos são os limites da nossa memória.

Sonhos Lúcidos podem ser fontes de imensa satisfação, afinal, podeis fazer praticamente tudo o que quiserdes.
No entanto, ousei criar um código de conduta para que não tenha problemas entre o universo onírico particular e o universo coletivo em vigília.

1- Não tenteis invocar pessoas conhecidas, queridas, etc para interagirdes com elas. Não existe verdadeira interação mútua num sonho, tampouco num sonho lúcido. Invocaríeis uma ilusão que poderia falsificar a vossa memória após o despertar
2 - Tampouco tenteis reviver belos momentos das vossas vidas, vossas mentes não são capazes de controlar o caos nem mesmo dentro de si. As memórias poderiam ser irreversivelmente corrompidas (mais do que já estão).
3 - Não tenteis prever o futuro, pois nada se cria dentro de um sonho, ocorrem apenas mutações de memórias, sobretudo de imagens, podeis acabar iludindo-vos e acordando cronologicamente confusos.






Para obter um sonho lúcido, posso dar-vos algumas dicas:

1 - Criai o hábito de olhar para as palmas das vossas mãos; vereis que em sonho, elas não possuem ordem nas suas linhas. Assim sabereis que estais sonhando.
2 - Interruptores não funcionam corretamente em sonhos.
3 - Em certos sonhos, nenhum dispositivo eletrônica funciona corretamente.
4 - Relógios não funcionam em sonhos, criai o hábito de olhar as horas e vereis como os ponteiros/números são caóticos nos sonhos.
5 - Perguntai-vos sempre onde estáveis antes de estardes onde estais nesse exato momento. Se estiverdes sonhando, não vos lembrareis; pois não se lembra jamais do começo de um sonho.

Para manter e prolongar um sonho lúcido:

1 - Não vos desespereis! Mantende a calma e a concentração dentro do sonho, o pânico desperta.
2 - Tende já algo em mente, criai asas, voai, dançai sobre o fogo, cuspi fogo vós, transformai-vos no que quiserdes, não temeis nada.
3 - Respeitai as regras citadas acima.
4 - Confiai em vós mesmos, autoconfiança é importantíssima num sonho lúcido.

O que pode ser mais profundamente encantador que estar acordado dentro de si mesmo durante o sono? É paradoxal, transcedental e um verdadeiro alívio existencial.



No comments:

Post a Comment